Monica Lerina

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WGSN

A WGSN @wgsnbrasil @campsite.bio/wgsnlatam publicou recentemente estudos feitos sobre o Consumidor do Futuro 2024, e eu fiz um resumo com os tópicos.

A análise passa pelos sentimentos que envolverão o consumidor, sobre o perfil deles e sobre os pontos de ação.

Os sentimentos são:

a- Choque com o futuro – mentalidade multitarefas, mundo físico e digital sem fronteiras e, compressão de tempo.
b- Excesso de estímulos – quanto mais conteúdos temos à disposição, maior é o déficit de atenção e a pressa em buscar conteúdo novo.
c- Otimismo realista – busca por propósitos em meio às tragédias inevitáveis da vida humana. Investimento em autocuidado, conforto, alimentos, bebida e lazer.
d- Encantamento – antídoto da ansiedade, inspira pessoas, necessário para o futuro em momentos de reconstrução. Conecta as pessoas numa época de fragmentação.

Os perfis são:

a- Reguladores – pessoas que sofrem com a fadiga de mudanças e tem a capacidade reduzida. E pessoas com névoa cerebral, gerando dificuldade em processar toda a sobrecarga de dados do mundo atual.
b- Conectores – pessoas que redefinem o conceito de compartilhamento e buscam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Enxergam na criatividade a qualidade mais importante do empreendedor.
c- Construtores de memórias – focam no momento presente e investem em abundância de tempo de vida simplificada ao invés de vida perfeita.
d- Neo-sensorialistas – consumidor híbrido quer carteiras digitais para compras físicas e momentos de realidade virtual para experimentar na vida real.

Pontos de Ação:

O consumidor de 2024 será interessado em simplificar a vida; promover o comercio comunitário (ex. empresas de moda que operam por meio de plataformas que financiam comunidades); bem-estar (ex.rótulos e etiquetas com transparência sobre cadeia de produção, envelhecer com saúde, segmentos de beleza, design de produto). As empresas precisarão investir no metaverso, em sentir o metaverso (ex. através de sensações de toque, olfato, dispositivos hápticos) e analisar como a tecnologia funcionará melhor não somente para seu modelo de negócio, mas para seus clientes também (ex. comercio por voz, home commerce, lojas ambulantes, varejo sem contato e coletas programadas).

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